RESUMO
Souvenirs são objetos que materializam o imaginário das viagens e ganham contornos simbólicos para quem os adquire, por escolha própria ou quando presenteado por terceiros. Carregam significados, emoções e aliam-seà memória de forma processual e como representações de um tempo, de uma localidade, de uma vivência, provocando sensações de prolongamento da experiência.Nos museus, souvenirsganhamlugar de destaque. Além de consumidos por turistas como lembranças de sua visitação, conferem certo status, na medida em que algumas lojas vendem produtos dos mais exóticos aos mais sofisticados. “Souvenirsde museus”, cada vez mais, apresentam ampla variação estética, mesmo quando pertencentes a uma tipologia específica de objetos. Aquilo que seria aparentemente repetição assume lugar de diferença. Lojas disputam o sentimento de fruição estética oriundo da relação com a arte, quando, em seus espaços, réplicas ou objetos artísticos criados especialmente em referência àsobras são postos ao alcance concreto do público. Em uma sociedade de consumo, é importante investigar de que modo esses souvenirsse conectam ou desconectam com museuse sujeitos. Entendendo o souvenir como um dos principais objetos consumidos pelos turistas, esseestudo se concentrou em evidenciar aspectos dacultura de consumo na sociedade pós-moderna e, em seguida, mapear artigos científicos publicados em periódicos Qualis/CAPES, classificados na área de Turismo, tanto para compreender como o tema vem sendo abordado quanto para verificar se há pesquisasque tratemespecificamente do que nomeamos “souvenirs de museus”. Apresentaremos também resultadosde breve pesquisa de campo realizada nas“lojinhas” de dois museus localizados nacidade do Rio de Janeiro, destacando as falas mais representativas dos sujeitos entrevistados. A outra pesquisa de campo procurou avaliar a existência de lojas de souvenirsem cinco museus na mesma cidade, suainfraestrutura e características mais relevantes, bem como os tipos de souvenirs encontrados.
Autoria: GODOY, Karla Estelta; Vidal, L. S.; MEES, L. A. L.