RESUMO
Os museus são, por definição, instituições abertas ao público, promotoras de educação informal e lazer. Além disso, de acordo com o Conselho Internacional de Museus, essas instituições são responsáveis por expor e difundir testemunhos do homem e de seu entorno, tornando-se, assim, lugares de memória. Nota-se, na contemporaneidade, a aproximação entre a atividade turística e os museus. Nesse sentido, o turismo, aos poucos, incorpora os espaços museais, turistificando-os e tornando-os “atrativos turísticos culturais”. O objetivo desse estudo é evocar discussões e reflexões a respeito da hospitalidade nos museus, especialmente no que tange o público de categoria turística. Entretanto, pesquisas que relacionam os campos do turismo, museus e hospitalidade são incipientes. Nesse cenário, exige-se esforço teórico com vistas a estabelecer interseções entre as áreas. Assim, levando em conta conceitos que partem das noções de hospitalidade como virtude, este artigo constitui-se como um estudo bibliográfico baseado em autores de referência nas áreas citadas e propõe discussão a respeito das dimensões da hospitalidade nos espaços museológicos. Portanto, espera-se contribuir com os estudos da área de hospitalidade e dos museus, apresentando reflexões e caminhos para a referida pesquisa.
Autoria: GODOY, Karla Estelita; LEITE, Iasmim da Silva