RESUMO

Este artigo se propôs a investigar o uso de metodologias de análise da imagem empesquisas de turismo nacionais e internacionais recentes, entre os anos de 2012 a 2017. Por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica buscou-se verificar as principais metodologias de imagem utilizadas no campo doturismo, em quais áreas esses métodossão mais empregados e de que modo são coletadas as imagens para pesquisa. A pesquisa por artigosque utilizavam metodologias de análise de imagens aplicadas àspesquisas empíricas foi realizada nas bases de dados de periódicos Scielo, Spell, Web of Sciencee Scopus, por possuírem ampla quantidade de artigos nos idiomas português, espanhol e inglês respectivamente. Foram adotadas como filtros de pesquisa as seguintes palavras-chave: “análise da imagem”, “fotografia”, “turismo” e “imagem”, traduzidas e buscadas nos idiomas:português, inglês e espanhol. Foram recuperados no total 205 artigos, entretanto, após um processo de exclusão de duplicatas e de restrição aos trabalhos que utilizavam a palavra “imagem” com sentido de “imaginário”, restaram 40 artigos para análise finalapresentada nesse artigo.Como resultado verificou-se que as pesquisas em turismo utilizam metodologias tradicionais para analisar imagens, tais como: semiótica e análise de conteúdo. Observou-se também o método volunteer-employed photography(VEP) como principal forma de coleta de dados, além das redes sociais online. Cabe salientar que o uso dessas metodologias, utilizadas, em geral, na área de gestão e marketing de destinos turísticos, apoiou-se em outros métodos qualitativos conceituados–entrevistasem profundidade e observação participante, por exemplo –como forma de validar os resultados da pesquisa. Contudo, notou-se por meio desse mapeamento, que as metodologias de análise visuais podem contribuir para a pesquisa em turismo, capturando o olhar do turista e oferecendo perspectivas que surveysou entrevistas em profundidade não são capazes de fornecer. Assim, este artigo aponta novas possibilidades para a pesquisa em turismo

Autoria: LEITE, Iasmin da Silva; GODOY, Karla Estelita

Skip to content